Os 1.707 médicos profissionais com registro (CRM) brasileiro que escolheram localidades como candidatos inscritos na segunda chamada do edital do Programa Mais Médicos têm até esta quinta-feira (10) para comparecerem aos novos postos nos municípios onde irão atuar.

Das 308 vagas disponíveis no Pará na chamada do último edital do Mais Médicos, apenas 65 foram ocupadas.

As outras 243, que representam 78,9% do total, seguiam em aberto após o balanço do Ministério da Saúde divulgado dia 26 de dezembro.

A convocação desses candidatos após publicação em novo edital começou na segunda-feira (7/1), após ser iniciada outra etapa, que ofertou 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). Ao todo, apenas 1.707 profissionais com registro brasileiro escolheram localidades em todo o País. Com isso, ainda permanecem abertas 842 vagas em 287 municípios e 26 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) vinculados ao Ministério da Saúde (MS).

Com o fim desse prazo, espera-se um novo balanço do edital do MS para que os outros profissionais sejam convocados a partir de 23 de janeiro e até dia 31, para escolherem as vagas restantes disponíveis, de acordo com o calendário do edital: médicos brasileiros formados no exterior e  médicos estrangeiros formados no exterior.

O Ministério da Saúde esclarece  àqueles que decidirem não trabalhar no Programa Mais Médicos,  informar à gestão municipal  a desistência ao Ministério da Saúde.

Ao término do prazo de apresentação, a pasta realizará um novo balanço das vagas, e aquelas que não forem ocupadas serão recolocadas no sistema, para que outros profissionais tenham chance de escolhê-las.

A próxima chamada do Programa Mais Médicos está marcada para os dias 23 e 24 de janeiro, para profissionais brasileiros formados no exterior.

Nos dias 30 e 31 de janeiro, os médicos estrangeiros terão acesso ao sistema para optarem pelas localidades com vagas em aberto.

 

10.205 inscrições 

Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil recebeu 10.205 inscrições de profissionais brasileiros e estrangeiros formados no exterior (sem registro no Brasil), dispostos a participarem do Programa Mais Médicos. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pelo MS.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos tem como objetivo ampliar a assistência na atenção básica no Brasil, fixando médicos nas regiões com maiores carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas, prevendo levar assistência a cerca de 63 milhões de brasileiros.

 

Cronograma do “Mais Médicos” 

Veja o cronograma das próximas etapas do novo edital:- De 07/01 a 10/01 – Apresentação nos municípios dos médicos com registro no Brasil;

– De 23/01 a 24/01 – Médicos brasileiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;

– De 30/01 a 31/01 – Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem vagas disponíveis;