Chaves, Santa Cruz do Arari, Santarém Novo, Limoeiro do Ajuru, Cachoeira do Arari, Afuá, Palestina do Pará, Brejo Grande do Araguaia, Nova Timboteua e Pau D’arco estão entre os 34 municípios paraenses que não registram  crimes violentos que envolvem homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Algumas cidades possuem bem mais tempo sem registros de crimes violentos, como é o caso de Chaves, que atingiu a marca de 886 dias –  registrando o ultimo caso em 4 de outubro de 2017.

Outro dado apontado, levando em consideração os últimos 30 dias, é de que dos 144 municípios paraenses 72 não registraram crimes violentos letais intencionais no período de um mês.

A redução da criminalidade no Estado tem sido constatada mês a mês, desde o início de 2019.

O mês de fevereiro já é o 14º mês consecutivo que apresenta queda nos índices de violência no Pará.

A diminuição dos crimes é resultado de diversas medidas colocadas em prática na capital e Região Metropolitana que deram certo e foram expandidas para o interior, conforme revela a Secretaria de Segurança.

Os dados são da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), que realiza estudo da criminalidade no Estado.