O CONJOVE (Conselho de Jovens Empresários de Marabá) divulgou nesta quarta-feira, 22, o balanço do III Liquida Geral, realizado nos dias 10 e 11 deste mês. O valor faturado pelas 160 empresas participantes foi de R$ 13.500.000,00, contra R$ 9.400.000,00 de 2017, superando até mesmo a expectativa da organização da campanha, que era de R$ 12.500.000,00. Ou seja, em relação à segunda campanha, as vendas tiveram um crescimento de 43,62%. O número de empregos gerados também apresentou crescimento. No ano passado foram 98, mas, este ano, com um crescimento de 61,22%, nos dois dias as empresas participantes geraram 158 empregos diretos. A média de venda por empresa foi de R$ 84.375,00.

As micro, pequenas e médias empresas, em número de 155, faturaram R$ 8.260.000,00. Já as cinco grandes empresas participantes venderam o montante de R$ 5.240.000,00. Nesse aspecto, o presidente do CONJOVE, Caetano Reis Neto, faz uma observação: “No ano passado 65% das vendas foram realizadas pelas grandes empresas e 35% pelas micro, pequenas e médias. Este ano o resultado foi completamente invertido: 35% do faturamento foi para as grandes e 65% para as micro, pequenas e médias, que saltaram, de R$ 4 milhões no ano passado, para R$ 8.260.000,00”.

Isso se deve, segundo ele, ao fato da maior adesão das micro, pequenas e médias empresas, desmitificando completamente o sentimento de que só os grandes é que faturam nessas campanhas, que são 100% do comércio marabaense.

“Agora é a vez das micro, pequenas e médias, esse resultado é extraordinário para empresários e seus funcionários, que melhoraram as comissões e, consequentemente, os salários”, afirma Caetano, complementando: “Elas são  a bola da vez, o protagonismo é delas. Quem não participou, além perder oportunidade bons negócios, perdeu a chance de estar caminhando junto com as entidades de classe, preocupadas com o crescimento do comércio local”.

Caetano Reis afirma que a campanha foi organizada pelo CONJOVE, mas, só foi possível realizá-la com a parceria da ACIM (Associação Comercial e Industrial de Marabá), SINDICOM (Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Marabá), CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e Sebrae/PA, base de Marabá; e ao patrocínio do Grupo Zucatelli e das Óticas Hellena.

O presidente do CONJOVE dirigiu, entretanto, um agradecimento especial pelo sucesso do III Liquida Geral: “O nosso maior agradecimento é para a comunidade marabaense, que comprou nas lojas participantes e abraçou mais uma vez a nossa campanha. Sem a adesão do consumidor não há sucesso e esse consumidor injetou R$ 13,5 milhões na economia local”. ( Por ASCOM / ACIM )