Hiroshi Bogéa On line

Jatene inaugura Liceu da Música em Bragança

A foto de Rodolfo Oliveira, da Agência Pará, registra o imponente prédio  da antiga Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro, construída em Bragança no final da década dos anos 1920 do século passado e inaugurado em 1932 pelo governador Magalhães Barata.

Agora, o equipamento deu lugar ao Liceu de Música de Bragança, depois de receber reforma patrocinada pelo governo do Estado no valor de R$ 11, 7 milhões.

A reforma do prédio de arquitetura eclética e traços art décor foi demorada dada a riqueza de detalhes dessa arquitetura, que precisava ser restaurada e dos critérios construtivos.

A entrega do liceu e do teatro que compõe o projeto elaborado pela Secretaria de Estado de Cultura  (Secult)  aconteceu no clima da Marujada, festa folclórico-religiosa que começou neste domingo, 16.

A cerimônia de inauguração foi presidida pelo governador Simão Jatene, já sinalizando importância do projeto idealizado para formação livre de músicos não só de Bragança, mas também de outros municípios, notadamente do nordeste paraense.

“Esta cidade tem uma alma e merece um projeto desta dimensão. Agora este espaço tem que ser apropriado pela população para que todos os jovens possam um dia estar neste palco não só do Liceu, como também do Estado e de todo o Brasil”, comentou o governador.

Cerca de 30 jovens músicos da Orquestra do Projeto Jovens Talentos de Bragança (foto) abriram a programação musical da inauguração do Liceu. Foi este projeto também que, desde 2012, norteou a arquitetura do Liceu de Música de Bragança.

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *