Hiroshi Bogéa On line

ICMBio capacita em Marabá equipe do programa de voluntariado da Flona do Tapirapé Aquiri

 

A Floresta Nacional do Tapirapé Aquiri – FLONATA -, em parceria com o corpo de bombeiros do município de Marabá – PA, promoveu curso sobre primeiros socorros e salvamento e sobrevivência na selva, cujo público alvo foram os voluntários atuantes no programa Comunidade vai a Floresta.

O programa “Comunidade vai à Floresta” vem promovendo junto à sociedade marabaense atividades de educação ambiental no interior das Unidades de Conservação que estão inseridas em seu território e adjacências.

O objetivo da gestão da unidade é manter os voluntários capacitados a agir de forma correta diante de quaisquer imprevistos no decorrer das atividades em campo, de forma garantir que a condução de visitantes no interior das UC’s ocorra dentro de padrões de segurança confiáveis.

Os dias de instruções teóricas e práticas repassadas pelos bombeiros contribuíram sobremaneira para a consolidação de competências e habilidades essenciais.

O Corpo de voluntariado tem desempenhado importante papel de atuarem como guias nas visitas realizadas ao interior das Áreas Protegidas, partindo da cidade de Marabá.

Em cinco meses de projeto, a ação atendeu um grupo bastante diversificado, envolvendo estudantes, movimentos sociais, organizações não governamentais e  grupos de idosos e crianças.

O Projeto vem sendo executado em parceria com o Núcleo de Educação Ambiental de Marabá vinculado a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Para (NEAM/UNIFESSPA).

De acordo com André Macedo, Gestor da Unidade de Conservação, as ações tem sido de fundamental importância para a divulgação e fortalecimento da unidade de conservação na região e tem despertado o interesse da sociedade para a gestão da mesma. O que tem favorecido o fechamento de importantes parcerias com instituições locais que tem possibilitado a consolidação de novas iniciativas. (Assessoria de Imprensa ICMbio – Créditos das Imagens: Antônia Pereira / Glenda Quirino)

 


Instruções de primeiros Socorros e salvamento – Base Avançada do ICMBio em Marabá.
Autor 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *