Hiroshi Bogéa On line

Hospital Materno-Infantil agora tem cartório com certidão gratuita

 

Chama-se Havilla Lima de Paulo, a primeira criança  registrada no Posto de Atendimento do Cartório de Registro Civil inaugurado nesta segunda-feira, 21, nas dependências do Hospital Materno-Infantil

A partir de agora, as mães que ganharem bebês na maternidade já sairão do local com a Certidão de Nascimento do filho, obtida gratuitamente.

Posto de Atendimento foi aberto pelo prefeito João Salame.

“No momento da alta, já teremos o serviço à disposição”, ressaltou o diretor administrativo do HMI, Belchior Conceição da Silva Júnior, complementando que muitas mulheres que moram na zona rural não voltam para registrar os filhos, mas, a partir de agora, com o cartório na maternidade, essa realidade vai mudar.

Marabá é município que ostenta altos índices de sub-registros de nascimento, ou seja, crianças não registradas em cartórios no ano do nascimento.

No Brasil, os sub-registros caíram de 18,8% em 2003 para 5,1% em 2013, segundo o relatório “Estatísticas do Registro Civil”, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A inauguração no HMI do Posto de Atendimento do Cartório do 2o. Ofício indica grande avanço na cobertura do registro civil de nascimento no país, que está a um passo  da erradicação do sub-registro civil de nascimento.

Um patamar igual ou inferior a 5% é considerado pelos organismos internacionais como erradicado.

A emissão do documento é uma parceria da prefeitura com o Cartório do 2º Ofício “Alberto Santis Filho”.

 Com informação da repórter Alessandra Gonçalves

 

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *