Hiroshi Bogéa On line

Helder Barbalho toma posse como governador do estado do Pará

Helder Barbalho tomou posse como governador do estado do Pará para o quadriênio 2019-2022, ao lado do vice, Lúcio Vale.

A sessão solene ocorreu na manhã desta terça-feira (1°), em Belém, no plenário Newton Miranda, da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), e contou com a participação de deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores, secretários escolhidos para compor o novo governo, bem como demais autoridades locais e lideranças dos mais diversos setores.

Compuseram a mesa solene, a presidente em exercício da Alepa, a deputada estadual Cilene Couto, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, José Maria Teixeira do Rosário, o senador da República Jader Barbalho, a deputada federal Elcione Barbalho, o vice-prefeito de Belém, Orlando Reis, a presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará, conselheira Lourdes Lima, e o quarto secretário da mesa diretora da Alepa, deputado Soldado Tércio.

O ato de posse realizado no parlamento paraense foi o primeiro de três.

Pela primeira vez na história, um governador tomou posse em outros municípios fora da capital paraense.

Marabá e Santarém também receberam, ainda no dia primeiro de janeiro, a comitiva governamental para realização de solenidade de posse.

A cerimônia foi conduzida pela deputada Cilene Couto e seguiu o protocolo oficial.

Os deputados estaduais presentes conduziram o governador eleito, Helder Barbalho e seu vice, Lúcio Vale, da sala da presidência da Casa, até a mesa oficial para que realizassem o juramento e assinassem o livro de posse.

Em seu pronunciamento, a presidente da Alepa em exercício parabenizou o novo governo e falou sobre os desafios da nova gestão, ao destacar que o momento é de união.

“A Alepa está reunida em sessão solene destinada a cumprir a vontade do povo do Pará e empossar o governador e vice-governador para o próximo quadriênio. O parlamento do Pará é um mosaico que reflete, sobretudo, e verdadeiramente a realidade do nosso povo, uma vez que seus membros têm origem das diferentes regiões do Pará. É importante ter um entendimento de que o Pará é maior que eventuais conflitos, pois vivemos um momento em que é preciso a união de todos os paraenses a fim de que, trabalhando juntos, possamos buscar o desenvolvimento do nosso estado e construir uma sociedade composta de valores que permitam trazer justiça e paz social”, finalizou a deputada.

Já empossado, o governador Helder Barbalho iniciou seu primeiro pronunciamento oficial rememorando sua trajetória política enquanto deputado estadual por dois anos, prefeito de Ananindeua e ministro de várias pastas do Governo Federal.

Helder destacou ainda as futuras ações de governo e da sua vontade em elevar o Pará entre os principais estados da Federação.

“A sociedade paraense tem pressa para que este estado tão belo e rico represente qualidade de vida a sua gente. Trabalharei para focar positivamente na vida das pessoas e creio ser possível vivermos um novo tempo para fazer frente ao Brasil, para que não possamos mais ser vistos apenas como celeiro de riquezas”, disse o governador.

Sobre a união em favor do Pará, ele afirmou que deseja ter apoio da Alepa.

“Quero aqui publicamente dizer do meu desejo de construir junto com esta Casa, junto com a sociedade, um Pará melhor, um Pará mais justo. Todos nós estamos vivendo, seguramente um tempo histórico, um tempo de mudança, de revisão de conceitos e culturas. Não é possível mais convivermos lamentavelmente com registros dramáticos em áreas essenciais para a vida das pessoas. O desafio é grande e o desejo de fazer o melhor é do tamanho dessa grandeza”, concluiu o governador Helder Barbalho.

Lúcio Vale também foi empossado como vice-governador do Pará, cumprindo os atos protocolares do juramento e assinatura do livro de posse.

Transmissão da faixa governamental foi prestigiada por centenas de pessoas

Com a conclusão da solenidade da posse governamental, que ocorreu nesta terça-feira (1º), no plenário da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o Governador do Pará, Helder Barbalho, seguiu com os ritos oficiais na parte externa da Alepa e realizou a revista das tropas.

Estavam presentes efetivos da Polícia Militar, Batalhão de Choque, Batalhão da Polícia Militar Ambiental, além de 28 cadetes da Academia Militar dos Bombeiros.

Após a revista, o governador seguiu ao palco montado em frente ao Museu do Estado do Pará, onde ocorreu a solenidade de transmissão da faixa governamental.

Centenas de pessoas prestigiaram o ato da praça Dom Pedro II, localizada em frente ao Museu. Na ocasião, quem colocou a faixa no governador Helder, foi sua esposa, Daniela Lima Barbalho, que estava acompanha dos filhos do casal.

Também estavam presentes no palco da solenidade, o vice-governador, Lúcio Vale, com sua esposa, Andrea Vale, além dos filhos do casal.

Familiares do governador também estiveram presentes na transmissão da faixa. Os pais do governador Helder, o senador da República, Jader Barbalho, e a deputada Federal, Elcione Barbalho, bem como o irmão do governador, Jader Barbalho Filho.

Já com a faixa governamental, Helder Barbalho realizou um discurso emocionado.

Agradeceu a Deus pela oportunidade e ao povo do Pará, que confiou a ele e seu vice, a responsabilidade de cuidar de cada paraense.

“Este é um momento histórico para mim e gostaria de agradecer imensamente ao povo do Pará que a mim confiou esta responsabilidade e que me permite, a partir de hoje, liderar para que este estado possa viver um novo tempo, de um governo presente, que seja capaz de ter eficiência para chegar onde os paraenses estão. Que seja capaz de entender as diferenças das regiões”, disse Helder Barbalho.

Posse em Marabá

Após participar da cerimônia de posse em Belém, o governador Helder Barbalho viajou a Marabá, n para ser empossado diante dos moradores do município.

Helder foi recepcionado por tropas da Polícia Militar no Centro de Convenções Carajás (foto), onde recebeu carinho de adultos, crianças e idosos, que participaram da cerimônia.

Assim como na capital paraense, Helder recebeu a faixa do governo paraense das mãos de sua esposa, a primeira dama do estado, Daniela Barbalho. (Com informação da Agência Pará)

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *