Hiroshi Bogéa On line

Governo do Estado atende atingidos pelas chuvas em Paragominas

Equipes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão no município de Paragominas, nordeste do Estado, para atender a população atingida pelas fortes chuvas na madrugada desta quinta-feira, 12.
O tenente coronel Francisco Cantuária, coordenador da Defesa Civil, explica que a instituição foi acionada às 5h da manhã e enviou para o local uma equipe formada por mergulhadores de salvamento de águas rápidas.
Também será instalado na cidade o sistema do Comando de Operações para poder definir ações que irão dar assistência para os desabrigados.
“As primeiras informações levantadas mostram que pelo menos 100 casas teriam sido atingidas depois de cinco horas de chuvas. Também há suspeita de um possível rompimento de barragens próximo a cidade”, afirma.
O titular do Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará, Jorge Bitencourt, também está a caminho do município.
Sobre a notícia de pessoas desaparecidas e número de mortes, o Corpo de Bombeiros de Paragominas informa que foram registradas duas mortes de crianças, o que ainda será confirmado.
O prefeito Paulo Tocantins declarou estado de calamidade pública em toda extensão do município. A Prefeitura já mobilizou, desde a madrugada, todos os órgãos municipais para atuarem nos locais de desastre e atender a população.
Uma convocação de voluntários também já foi acionada realizada. Sobre o abastecimento de água, a Agência de Saneamento de Paragominas (Sanepar) informa que houve rompimento de tubulações isoladas, que não afetarão o abastecimento da cidade.
A equipe da Sanepar está fazendo reparos em pontos de alguns bairros que ficaram sem água, mas será momentâneo, até o início da tarde desta quinta toda a cidade terá o abastecimento de água restabelecido.
A enxurrada também rompeu a Rodovia PA-256, na altura do km 12, entre a BR-010 e o Rio Capim, exatamente no trecho que foi recuperado e liberado para o trânsito no início desta semana por equipes contratadas pela Secretaria de Estado de Transportes.
Por questões de segurança, a pista está totalmente bloqueada. No momento não é possível realizar qualquer intervenção no local.
O chefe do 7º Núcleo Regional da Setran, Wallace Gaspar, está fazendo o acompanhamento da situação para estabelecer um plano de ação. Um desvio está sendo utilizado na área de uma fazenda que margeia a rodovia para que se mantenha a mobilidade na região.
A Setran vai garantir a trafegabilidade do desvio, caso necessite de alguma intervenção emergencial. Ainda neste mês de abril serão iniciadas todas as três frentes de trabalho relativas à PA-256, com vistas a garantir a trafegabilidade da via.
A Prefeitura de Paragominas informa que já está disponibilizando pontos de abrigo na cidade, confira:
Quadra do Ginásio Municipal de Esporte
Escola Professor Raimundo Laureano da Silva Souza
Escola Irmã Maria Angélica Dantas
Escola Sonia M Terzella
Escola Amador Peres
Escola Anésia C. Chaves
Centro de Convivência Socorro Gabriel – Secretaria de Assistência Social
As pessoas que tiveram suas casas invadidas pela água da chuva, podem se dirigir até esses locais. Para mais informações ligue ou envie sua mensagem para (91) 98197.8027
Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *