Hiroshi Bogéa On line

Dia D: amanhã tem vacinação contra a gripe

As 144 Secretarias Municipais de Saúde sediadas no Pará farão, neste sábado, 12, o Dia D da 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza, estratégia do Ministério da Saúde (MS) em curso desde o dia 23 de abril para prevenir o avanço da gripe pelo país.

É quando as vacinas ficarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde e em postos volantes, mediante ações organizadas pelas prefeituras.

A campanha segue até o dia 1º de junho, mas é importante se imunizar logo, visto que o Pará atingiu somente 12% da meta preconizada em 90%.

Devem se vacinar os grupos mais vulneráveis às gripes, como as grávidas em qualquer período gestacional, crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores de saúde das áreas pública e privada, professores das redes pública e privada, pessoas com mais de 60 anos, povos indígenas aldeados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e detentos, além de funcionários do sistema penitenciário.

Também deverão ser vacinadas as mulheres que tiveram bebês até 45 dias, as denominadas puérperas, e os que possuem doenças crônicas comprovadas por laudo médico, como as respiratórias, cardíacas, com baixa imunidade, entre outras.

Juntos, os 144 municípios deverão cumprir a meta mínima de vacinar 90% desse público alvo, o que corresponde em todo o Estado 1,6 milhão de pessoas. No ano passado, 88% da meta foi atingida e as pessoas com mais de 60 anos foram as que mais se esforçaram em se vacinar, perfazendo quase 80%.

Desde o início da campanha, o Pará já conseguiu cumprir 13% da meta de vacinação, enquanto a capital, Belém, chegou a 15%.

Entre os municípios estratégicos do Pará, a meta está nos seguintes índices: Altamira (15%), Marabá (15%), Redenção (3%), Santarém (7%), Breves (16%), Bragança (15%), Paragominas (25%), Santa Isabel do Pará (5%), Soure (25%), Barcarena (18%) e Castanhal (16%).

Post de 

0 Comentários

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *