A novidade está saindo das conversas entre políticos que trabalharam para Helder Barbalho, em Marabá, e que estão na expectativa de ocuparem importantes cargos do governo, aqui na cidade.

Nas últimas horas cresceram rumores de que o governador eleito teria aceitado sugestões para centralizar no Centro de Convenções de Marabá todos os órgãos do futuro governo, inclusive a Estação Cidadania, que funciona no Shopping  Pátio Marabá.

O efeito imediato de uma medida dessa dimensão é transformar o CCM num centro administrativo fadado a enterrar o objetivo  do centro de convenções, magnífico empreendimento edificado na cidade e que pode, num futuro próximo, transformar Marabá num polo turístico de negócios.

Usar as dependências do equipamento  para  promover a implantação de todos os órgãos estaduais, é um equívoco dos mais destemperados, já que o imóvel, em pouco tempo, terá seus aparelhos, equipamentos e o escambau deteriorados, acabando com o conceito ao qual lhe foi destinado.

Outra coisa: transferir a Estação Cidadania  do Pátio Marabá para o CC é outro retrocesso.

Onde funciona atualmente, a EC se transformou num equipamento âncora alavancador de demandas no shopping, que atravessa sérias dificuldades até para sua sobrevivência.

É difícil acreditar que um governo que se elegeu democraticamente sob o discurso da “mudança” decida trilhar caminhos  da regressão.

Não vale, nesse caso, a justificativa de que a proposta de usar o Centro de Convenções objetive movimentar todos os órgãos estaduais num único local, agregando com isso, também, a redução de custos com o cancelamento do aluguel do espaço no Pátio Marabá.

Tipo de conta de subtração que não bate com a obrigatoriedade do governo estimular a economia regional fomentando as oportunidades que um centro de convenções pode proporcionar.

Vamos torcer para que esses rumores não passem disso, apenas rumores.

 

riar uma área turística de primeiro mundo, recuperando as funções empresariais, turísticas e até habitacionais do Comércio, sem que seja necessário sequer mexer substancialmente nos parâmetros de construção da área,