Ao invés de 25 jetskis, agora são trinta o total de integrantes da comitiva que fará mais uma viagem pelo rio Tocantins, trecho Marabá-Belém.

Operação de embarque das motos aquáticas e dos jetsboats está ocorrendo esta tarde, em Belém (foto)

Jet

A transportadora contratada para fazer o transporte dos equipamentos até Marabá disponibilizou duas “cegonhas” e uma carreta.

As duas “cegonhas” transportarão os jetskis, enquanto a carreta, um jetboat –  lancha de grande porte impulsionada  por um hidropropulador, “turbina”.

Os três veículos transportadores deixarão Belém nesta quarta-feira,27 com chegada prevista em Marabá np início da noite.

Operação de embarque dos equipamentos se estende até às 18 horas.

A viagem de jetski de Marabá a Belém faz parte do programa de viagens pelos rios da Amazônia.

Lionel Pinho (foto abaixo)  proprietário da Direct Jet, uma das mais conceituada lojas de venda de lanchas e jets da Amazônia, com sede em Belém,  um dos coordenadores da viagem, informa que além das três carretas – “um grupo de cinco amigos, liderados pelo advogado Aloísio Meira, seguirão para Marabá transportando seus próprios equipamentos, pelo rodovia PA-150, opção pessoal do grupo em decidir tocar pessoalmente os equipamentos pela estrada”.

 

Lionel

O planejamento da viagem Marabá-Belém é um processo complicado, porque envolve necessidade de muita logística.

“Estamos trabalhando nesse planejamento desde o mês passado, com a participação do Dr. Aloísio e a contribuição do Thiago Bogéa, este mantendo contatos diretos com o Janary Damacena (dono da JC Náutica em Marabá) e estendendo outros contatos em Marabá”, explica Lionel.

Preocupação maior dos organizadores da viagem é quanto aos pontos de abastecimento das motos e do jetboat.

“De Marabá a Tucuruí, temos a necessidade de abastecer os equipamentos muito abaixo de Itupiranga, mais precisamente no meio do Lago de Tucuruí. A média de autonomia de cada jet é 60 milhas náuticas, próximo a Ilha do Bogéa.  Inicialmente, idealizamos mandar uma camionete levando mil litros de combustível, usando uma estrada que sai em frente aquela ilha. Depois decidimos contratar um barco, que deixará Marabá na tarde de quinta-feira, e ficará nos aguardando na Ilha do Bogéa, para processar oi abastecimento”, conta Lionel.

A estrutura da marina JC, em marabá, recebe elogios de Lionel.

“A gente já conhece a JC Náutica, desde a viagem que fizemos nesse mesmo trecho, em 2013. O Janary construiu uma garagem náutica maravilhosa, que nos oferece toda segurança. O mais importante é a hospitalidade dele e do filho Ciro, em nos atender. Até a embarcação que levará o combustível de Marabá até a Ilha do Bogéa, ele facilitou a contratação”, conta Lionel.

Aventureiros deixarão Marabá na manhã de sexta-feira, 29, para percorrer 330 milhas náuticas, até Belém.

A viagem será feita em três dias, com pernoites em Tucuruí e Cametá.

Jet 2
Imagens dos jet skis embarcados numa “cegonha”, agora à tarde.

———————

Atualização às 18h37

Trabalho de embarcação dos equipamentos nas duas “cegonhas”  e uma carreta terminou agora no início da noite.

Amanhã cedo,  a transportadora enviar os jets para Marabá.

Jetski 2

 

Jetski