Definidos os cargos regionais nos municípios paraenses, será dada a largada para a disputa da eleição municipal em todos os quadrantes. Em Marabá, a sucessão de Sebastião Miranda (PTB) envolve uma série de fatores devido ao contingente maior de pretendentes, a começar pelo próprio prefeito que não pretende entregar seu poderoso patrimônio eleitoral nas mãos de “um qualquer” -, como definiu amigo de Tião.
De sua reserva pessoal de amizade, até o presente momento não se conhece nenhum nome que esteja sendo trabalhado para brevemente ser jogado no processo pelo atual prefeito. Nem mesmo entre seus secretários despontaria alguém que imprimisse em Tião, primeiro, a confiança-, e a certeza de que o ungido seria mesmo capaz de levar à frente o tipo de administração tocada até agora por ele.
Intramuros, às vezes aparece o nome da vereadora Vanda Américo (PV), que havia anos mantém profundos laços de amizade com o prefeito, mas parentes de Miranda garantem de mãos contritas não haver nenhuma possibilidade dessa opção ser concretizada em decorrência do perfil passional da aguerrida parlamentar.